Praça Largo do Machado, 1917. RIO DE JANEIRO

Largo do Machado, 1917.

Foto: Guilherme Santos
Acervo: Instituto Moreira Salles



A praça já se chamou Campo das Pitangueiras, Campo das Laranjeiras, em 1869 o Largo passou a se chamar largo Duque de Caxias e em 1899 recebeu uma estatua do grande militar brasileiro, que da para ver nessa foto ao centro.

Em 1953, a estatua foi transferida para o Panteão de Duque de Caxias na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Palácio Duque de Caxias

De onde vem o "Machado"?

Há uma confusão sobre uma possível homenagem a Machado de Assis, já que o escritor morava por perto, no Cosme Velho, mas Machado de Assis nasceu em 1839, e no inicio do século XVIII já existem referencias que chamam o lugar de Largo do Machado.

As duas histórias mais prováveis: 

No início do século XVIII, passou a ser chamado Campo ou Largo do Machado, em referência ao oleiro André Nogueira Machado, proprietário de terras no local. 

E outra diz que por volta de 1810, um açougueiro também de sobrenome Machado instalou-se no largo e ilustrou a fachada de seu estabelecimento com um grande machado. Também em 1810, o largo do Machado passou a constar como logradouro oficial na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário